Papagaios ou Papagaio?


Tá virando rotina esse negócio de eu ficar pedindo desculpas a vocês leitores do blog e à Kelly... :/ De fato, não é desculpa, mas como todos andamos ocupados e pela grande importância que vejo essa oportunidade dada pela minha amiga Kelly de postar neste Blog super da hora , prometo que darei mais feedbacks e que postarei mais frequentemente! :)

Vamos à crônica? AH, como eu havia prometido nos primeiros post de apresentação, creio que chegou o dia de falar sobre a peleja que há no nome da minha cidade (Papagaios, MG) e a história com as versões do nome com e sem o "S" tão criticado em algumas poesias minhas...

Abaixo, antes da crônica, segue uma poesia recente, defendendo mais uma vez, incansavelmente, a versão correta, na minha humilde opinião. 
 
Beijos e abraços!



um "S" mal colocado

pode profanar a audição
não que
ridicularmente
eu fique corrigindo
os erros alheios
ou meus
de concordância nominal
dos plurais
a toda hora
não é bem isso!
O que de fato
estupra meus tímpanos
- não vejo exagero nisso -
é a arbitrariedade
do "S"
safado
(outorgado há décadas
sei lá por quem
do Estado)
colocado ao nome da minha cidade
contrariando
sua história
o povo
o real sentido...
Mas o que importa isso
diante da grandeza
de você,
Papagaio?

-----------------------------------

Papagaio sem S


A história da minha cidade perde-se no tempo, com a ida de seus moradores para o agregado abstrato das saudades. Cada papagaiense ancião que se vai, leva um pouco também da história, dos causos, da cultura da cidade. Não sei se por desleixo, desinformação ou arrogância, mas muita gente pouco ou nada se importa (ou nem sabe) que existem duas versões para o nome que o município leva. 

O nome oficial de registro - e menos correto historicamente - é Papagaios, no plural mesmo. Por causas óbvias, esse nome se deve à suposta abundância bucólica dessas aves da família Psittacidae que revoavam na região.

A outra versão (defendida por mim) é a da presença simpática de um só papagaio - daí o nome no singular - que habitava um armazém ou a fazenda Morrinhos do casal Manoel e Catarina Gonçalves Fraga, primeiros habitantes conhecidos em registros da região, que acabou ficando conhecida posteriormente como "terra do Papagaio". Talvez, por soar como poética, essa última versão tem teimado em permanecer como a certa na fala de alguns cidadãos. Uns mais interessados, ainda grafam (em cartas, poemas, escritos não-oficiais) o nome no singular.

O legal é ver que ainda restam resquícios oficiais do nome "Papagaio", como, por exemplo, do carimbo no meu RG feito pela Delegacia Civil no ano de 2006, nas placas de sinalização pela rodovia MG-060 ou ainda nos endereços antigos e em placas de comércios.

Tomara que esse nome "despluralizado" não se perca. Ainda que precisemos escrever mil cartas, textos ou pelejas engrandecendo
 Papagaio. Ainda sim, caso suma de vez no tempo, espero que a última pessoa conhecedora disso tudo, possa ter o tempo de ecoar em alto e bom tom: adeus, Papagaio!

7 comentários

  1. Ei Bernardo!

    Essas discussões por nome de cidade...Acho que a maioria das cidades tem uma história dessas, rs. Aqui mesmo, todos conheciam por "Embu das Artes", mas no registro oficial o nome era apenas "Embu". Devido ao histórico de arte da cidade, houve até votação popular para decidir o nome oficial, que acabou por "Embu das Artes" mesmo - o que eu adorei, devo confessar.
    A melhor forma de resolver é mesmo a votação popular, ao meu ver. Mas "Papagaio" me soa mais certo mesmo hahahaha

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  2. Gracinha ver você aqui de novo, menino Bernardo! rs
    Meu irmão também insiste no Papagaio, sem o S. Eu às vezes falo com o S e ele logo me corrige. Acho bem bacana vocês defenderem o nome pela história do local, muitos, como você disse, não sabem ou nem se interessam por isso.. enfim, conheci Papagaio e amei a cidade, espero voltar mais vezes =

    ps. você nem tem que pedir desculpas, nós é temos que agradecer por sua presença aqui ^^ valeu!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o poema!!

    Acho legal essas cidades que a gente pode chamar de dois nomes, a minha cidade só tem uma opção (Santos Dumont).

    Acho que Papagaio fica mais legal que Papagaios ^_^

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente adorei!
    Texto bom de ler :)

    Bem, o nome da minha cidade tbm tem um pequeno problema: Rio Grande. Mas não no nome em si, mas especificamente quando perguntam de onde sou e eu respondo: de Rio Grande e as pessoas dizem: aaaah do Rio Grande do Sul
    E eu: NÃÃO, Rio Grande é uma cidade! hahaha
    É... isso é um problema, sempre confundem! rs

    Bjs
    Pri
    Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Obrigado gente! Há de fato muitas versões de nomes em várias cidades! é muito bom ouvir cada história e "tomar partido" naquel que mais nos agrada! Abraços e beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ola Bernardo tudo bem?
    Gostei de saber a história da sua cidade, e de fato é uma pena que algumas coisas se percam. Pra ser sincera prefiro o nome no singular, por ser mais exclusivo e especifico. Como se tivesse existido um papagaio tão especial que mereceu ter sua espécie como nome de uma cidade.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  7. nossa, você tem razão. Imagine que dó perder o nome no singular? aquele papagaio em especifico parecia ser bem especial.

    ResponderExcluir

Olá, queridos! Muito obrigada pela visita!

Seu comentário será sempre retribuído, desde que ele não seja ofensivo ou contenha apenas propaganda. Não custa ler a postagem antes de dar sua opinião, custa? Se custar, me fale o preço e eu vou analisar bem se sua visita vale o que você tá pedindo. rs

No mais é isso, me sigam e eu sigo de volta. ^^

beijos, beijos

Topo